domingo, 27 de janeiro de 2013

SOLIDARIEDADE FELINA

No dia 20 de novembro, o Frederico foi castrado no Centro de Zoonoses de Belo Horizonte. O serviço é gratuito e tudo é feito com o maior cuidado.
Para marcar, ligue para 3277-8448 e os atendentes vão lhe orientar sobre a unidade que fica próxima à sua casa.
O ruim é quando vamos buscar o bichinho, pois eles voltam anestesiado e esse período de recuperação dá muita peninha. Frederico vomitou umas três vezes. E mesmo cambaleando, ele ainda procurou  a areia para não vomitar em qualquer lugar.
Manolo, ao ver Fred deitadinho e todo coberto, deve ter ficado sem entender nada e ficava lá por perto, só olhando. Adoro as fotos!

Orientações pós-cirúrgico para Gatos e Gatas

- Os gatos demoram mais para voltar da anestesia, são liberados assim que retornam os reflexos palpebrais e vão terminar o retorno anestésico em casa, onde devem ser mantidos aquecidos, em lugares baixos e restritos, já que acordam totos e podem cair ou se machucar ao sair de casa. Por aproximadamente dois dias, os gatos ainda ficam tontos e sonolentos, é Normal.

- O gato macho não leva pontos externos, não é necessário o uso do colar elizabetano, a ferida se fecha logo nos primeiros dias após a cirurgia.

- A gata leva alguns pontos, deve usar o colar caso leve mais de um ponto e voltar para a retirada dos pontos após 10 dias.

- Caso leve apenas um ou dois pontos, deve ser mantida a faixa durante 3 dias e não há necessidade de se usar o colar.

 - Começar a administração dos medicamentos no dia seguinte, pois no dia da cirurgia os animais já estão medicados.

- Não administrar a medicação se o animal estiver de estômago vazio, sempre oferecer alimento antes.

- Se não quiser comer, não administrar a medicação, esperar o animal voltar a comer, e se isso demorar mais de 2 dias, entrar em contato com o pessoal do Centro de Zoonoses. Se o gato for bravo ou arisco e não aceitar a medicação via oral, o fato deve ser comunicado, também.

-No dia da cirurgia, oferecer água e alimento assim que chegar em casas, se não quiser comer ou se comer e vomitar é normal devido ao enjoo causado pela anestesia. Se vômitos persistirem por mais de 2 dias ou se forem muito frequentes, entrar em contato com a equipe da Zoonoses.

- Inchaços e hematomas são normais no pós-operatório. Se houver um aumento de volume exagerado no local da cirurgia, entrar em contato com a Zoonoses.

- Não é necessário cobrir o local da ferida nem passar nenhum produto, apenas verificar se os pontos estão secos, limpos e com ausência de secreção (pus).

- Os veterinários ficam à disposição na Central de Esterilização, de segunda a sexta, das 7h às 16h. Fora deste horário não há atendimento público. Qualquer dúvida ligue 3277-8448 e peça para falar com um veterinário.








3 comentários:

  1. Muito bom saber que em BH é possível castrar gratuitamente os animais! As fotos são uma doçura, o Manolo estava muito curioso e preocupado com o maninho. Espero que o Fred já esteja bem animado e traquilo.
    Ótima semana pra vocês!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Tão lindo o Manolo pajeando o Frederico....
    Aqui em SP também tem mutirão de castração pela Zoonoses.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tadinho do Frederico, e tão educado não querendo vomitar no chão. Ai que dó!...ainda bem que já passou e que sorte a dele ter o Manolo para ficar por perto.

    Bjs, Néia

    ResponderExcluir