domingo, 7 de abril de 2013

Coleira Antipulgas

Ontem, comprei duas coleiras Bull Cat antipulgas.
Manolo ficou super normal, mas estou achando o Frederico triste, quieto demais, totalmente diferente. Não sei se é efeito da coleira, que por sinal tem um cheiro fortíssimo. Só sei que procurando na net informações, encontrei um site, o www.queroumbicho.com.br que diz para não usar esse tipo de coleiras em gatos.
E vocês, já usaram, o que têm a compartilhar sobre o assunto.
Aliás, achei um material interessante no site e vou copiar aqui pra vocês.
Abraços!



Enxoval
-    1 pote pequeno para ração seca;
-    1 pote grande para água fresca;
-    1 pacote de ração seca para gatos (filhote ou adulto);
-    1 caixa de  uso sanitário;
-    1 pacote de areia sanitária para gatos;
-    1 pequena pá própria para a retirada das fezes da caixa de areia (disponível em pet shops);
-    1 coleira com plaqueta de identificação;
-    1 almofada ou cama para gato (opcional);
-    Brinquedos próprios para gato (extremamente necessário para preservar os móveis da casa);
-    1 arranhador (opcional, ele pode usar seu tapete também);
-    1 caixa de transporte (para idas ao veterinário);


Alimentação
Alimente seu gato com ração seca de boa qualidade para filhotes, adultos ou idosos. Não é recomendável oferecer leite ao gato, nem peixe, carne e ossos. Jamais dê comidas gordurosas, chocolate ou cebola. A ração de cachorro também é prejudicial para a saúde do gato.

Os gatos fazem várias pequenas refeições diversas vezes ao dia, por isso a ração seca deve ficar sempre à sua disposição. Ao lado, potes de água fresca. Não coloque os potes de ração e água próximos à caixa de areia. Os gatos recusam o alimento se estiver ao lado do banheirinho.


Higiene
Pêlos: Gatos de pêlo curto não necessitam de banhos freqüentes, eles mesmos cuidam de sua higiene com banhos de língua. Gatos de pêlo longo devem ser escovados e banhados Regularmente, acostume-os desde cedo a esses cuidados. Os pêlos dos gatos costumam ser limpos, lisos e brilhantes. Se o pêlo estiver em más condições, é sinal de problemas de saúde. Leve-o ao veterinário. Os gatos costumam vomitar bolas de pêlo engolidos durante sua higiene, mas muitas rações já estimulam a eliminação de pêlos diretamente nas fezes. Não use coleira anti-pulgas em gatos, pois podem causar lesões no sistema nervoso central e morte por parada respiratória. Siga sempre as recomendações do médico veterinário.

Olhos, ouvidos e unhas: Devem ser limpos conforme a necessidade. Nos olhos, use delicadamente algodão seco ou umedecido com soro fisiológico para retirar a substância lacrimal que se acumula no canto dos olhos. Se os olhos apresentarem corrimento com muco (de manhã, o gato não consegue abrir as pálpebras) e vermelhos, pode ser sinal de infecção. Leve o gato ao veterinário. Nunca utilize cotonetes ou outros objetos dentro dos ouvidos, use apenas algodão seco. Os ouvidos dos gatos não têm cheiro, se você sentir odores desagradáveis leve-o ao veterinário. Mantenha as unhas do gato aparadas. Peça ao veterinário para ensinar como cortá-las sem causar hemorragias.


Urina e Fezes
Os gatos costumam enterrar urina e fezes, por isso instintivamente usarão a caixa de areia. Há diversos tipos de areia para gatos disponíveis em pet shops. Retire as fezes de manhã e à noite. Troque toda a areia periodicamente e lave a caixa para novo uso. Se a caixa de areia não for limpa regularmente o gato irá se recusar a usá-la, retendo fezes ou urina ou evacuando em outro lugar. Caso o gato não urine ou defeque diariamente, leve-o ao veterinário.


Ambiente, Rotina e Lazer
Os gatos apreciam ambientes limpos, mas não necessitam de muito espaço. Normalmente dormem cerca de 16 horas por dia e reservam as oito horas restantes para alimentação, atividades físicas, brincadeiras e, é claro, dar e receber carinho.


Disciplina
Não bata ou grite com seu animal. Gatos podem ser disciplinados com borrifos de água limpa. Quando ele fizer uma coisa proibida, borrife um pouquinho de água em sua direção. Se ele morder ou arranhar, borrife mais água. Ele tomará esse gesto como uma severa bronca.


Segurança
O gato é um animal bastante curioso, muito ágil, com extrema mobilidade e muita velocidade. Basta você se distrair por alguns segundos para ele entrar em encrenca. Por isso é importante tomar certos cuidados para garantir a sua segurança.

-    Não borrife nenhum produto em aerossol na presença do bichinho ou próximo ao seu comedouro e bebedouro;
- Mantenha o seu gato sempre dentro de casa para evitar acidentes, maus tratos, envenenamento ou viroses;
-    Se você mora em casa, é recomendável telar as janelas, varandas ou qualquer outro local que dê acesso à rua. Em apartamento, é fundamental telar janelas e varandas para evitar quedas que podem causar sérias fraturas ou até mesmo a morte do animal. Os gatos costumam ficar no parapeito de janelas e varandas e podem se desequilibrar caso caiam no sono ou tentem "caçar" insetos ou passarinhos;
-    Se sair às ruas com seu gato, coloque-o dentro de caixas de transporte ainda dentro de casa. Gatos fogem num piscar de olhos;
-    Evite ao máximo a presença do gato na cozinha. Mantenha-o longe do fogão. Os cabos das panelas devem ficar virados para dentro. Veja se seu gato não entrou na geladeira antes de fechá-la. Feche a abertura que existe na parte traseira da máquina de lavar. Sempre cheque se o gato não entrou na cesta de lavagem antes de acionar a máquina;
-    Mantenha a tampa do vaso sanitário fechada. Não deixe seu gato beber água do vaso sanitário, especialmente se utilizar produtos desinfetantes como saches etc.;
-    Cuidado com agulhas, facas, tesouras e pequenos objetos. O gato pode se cortar ou engolir objetos estranhos por acidente. Mantenha-os sempre longe do alcance do gato;
-    Muitas plantas são tóxicas. Não deixe o gato mastigá-las;
-    Não deixe o gato mastigar plásticos, fios de lã ou linhas;
-    Mantenha os produtos de limpeza longe do alcance dos animais, assim como das crianças;
-    Não deixe que o gato pise em assoalho molhado com produtos químicos;
-    Grande parte dos medicamentos para humanos são fatais para gatos;
-    Mantenha-os longe do alcance do animal;
-    Jamais dê remédios a seu gato sem orientação veterinária.


Saúde
É recomendável levar seu gato para avaliação veterinária pelo menos uma vez ao ano. Normalmente, o veterinário faz um exame básico na época do reforço anual das vacinas.

Vacinação: A dose anual de vacina contra raiva costuma ser obrigatória em várias cidades brasileiras. Há três tipos de vacina para gatos, que têm como principal diferença o número de doenças que são cobertas. O  médico veterinário recomendará no mínimo a aplicação da vacina Tríplice, que deixa o gato imunizado contra calicivirose, panleucopenia e rinotraqueíte. Além destas três doenças anteriores, a Quádrupla imuniza também contra a clamidiose. Já a Quíntupla deixa o animal imunizado contra as quatro doenças anteriores e também contra a leucemia viral felina (FELV).

Esquema de Vacinação para Gatos:
-    60 dias: 1a. dose vacina múltipla (tríplice ou quádrupla ou quíntupla);
-    90 dias: 2a. dose vacina múltipla;
-    a partir de 4 meses de idade: anti-rábica;
-    reforce a vacina no prazo de um ano.

obs: não vacinar filhotes com menos de 45 dias de idade. O intervalo entre as vacinas pode ser de 21 dias. O esquema pode ser alterado e outras vacinas introduzidas, em condições específicas, de acordo com a indicação do Médico Veterinário.

Vermifugação: Os gatos devem ser vermifugados regularmente, conforme a orientação dos veterinários.

Características do Animal Sadio:
- Animal ativo;
-    Alimenta-se bem e bebe água com regularidade;
-    Não apresenta dificuldades para urinar e tem fezes firmes;
-    Mucosas da boca, olhos e língua em tom levemente avermelhado;
-    Ausência de corrimentos nasal e ocular;
-    Ausência de sangue e muco nas fezes e urina;
-    Pêlo brilhante, sedoso, sem excesso de queda;
-    Não apresenta quadro de diarréia ou vômitos constantes.

Sinais Gerais de Doença:
-    Perda de apetite ou recusa do alimento;
-    Sangue, pus ou muco na urina;
-    Sangue ou muco nas fezes;
-    Barriga distendida ou aumentado;
-    Vômito freqüente ou intermitente;
-    Diarréia freqüente ou intermitente;
-    Animal prostrado, sem energia e tímido;
-    Temperatura acima de 39ºc;
-    Queda freqüente e excessiva de pêlo; áreas com ausência de pêlosausência de pêlos;
-    Corrimento mucoso e amarelado nos olhos e nariz;
-    Corrimento amarelado na vagina;
-    Coceira freqüente;
-    Dificuldade de evacuar ou urinar;
-    Tosse;
-    Espirro;

O que Evitar: Mesmo os produtos para uso veterinário podem ser extremamente tóxicos para gatos.
-    Não use medicamentos ou produtos de higiene e limpeza sem a orientação do veterinário.
-    Não use coleiras anti-pulgas, que podem causar lesão no sistema nervoso central e até morte.
-    Use anti-pulgas segundo a recomendação do veterinário.
-    Colírios contendo cortisona devem ser evitados porque agravam lesões na córnea;
-    O Ivomec (nome comercial da Ivermectina), produto usado contra sarna em cães, pode ser FATAL para gatos. Há outros medicamentos mais indicados.



  

Cuidar de  filhotinhos sempre requer um pouco mais de atenção. Consulte o médico veterinário antes mesmo de adotá-lo, para conhecer todas as dicas de cuidados.


Alimentação
Até 45 dias: Se os dentes ainda não apontaram ou não estão bem desenvolvidos, eles necessitam tomar mamadeira. Dê o leite sucedâneo, que substitui o leite materno, a cada três ou quatro horas. Você pode usar uma mamadeira própria para pequenos animais ou usar seringa sem a agulha, é claro. Deixe o filhote em uma posição em que não engasgue (com a barriga voltada para baixo, de preferência). Alimente o filhote pelo menos seis vezes ao dia, aumentando a quantidade de leite gradativamente. Após a terceira semana, ofereça leite à vontade. Na sexta semana de vida, você já pode oferecer ração seca para filhotes.

Depois de 45 dias: Se já tiverem os dentinhos bem desenvolvidos, ofereça ração seca para filhotes. Caso eles não consigam mastigar, triture a ração no liquidificador e faça uma papinha com água. Esta papinha deve ser jogada fora em até meia hora após o seu preparo. Se deixada por longo tempo ao ar livre, sofre fermentação e pode causar diarréia no animal.


Urina e Fezes
Até 45 dias: Antes do desmame o filhote precisará de ajuda para urinar e defecar, já que a mamãe dele não está por perto. Molhe um algodão em água morna e massageie a região da uretra e do ânus, em movimentos leves e circulares. Faça isso sempre antes ou após as refeições.

Após 45 dias: No caso de gatos, deixe uma caixa de areia à disposição, eles seguirão o instinto e a usarão normalmente. Para estimular seu uso nas primeiras vezes, coloque o gatinho por alguns minutos na caixa de areia. O cão deve ser educado gentilmente a fazer as necessidades em um mesmo local. Lembre-se de recompensá-lo com um carinho a cada vez que ele fizer tudo direitinho.


Em Caso de Diarréia
Não dê vermífugos a filhotes com menos de 30 dias ou a animais debilitados. Se o filhote tiver diarréia constante leve-o ao veterinário imediatamente. Diarréia pode matar um filhote muito rapidamente.


Mantenha-os Aquecidos
Bebês de poucos dias sentem muito frio sem suas mamães e podem morrer de hipotermia. Prepare um ninho bem seguro e quentinho. Pode ser uma caixa de papelão, forrada com toalhas de banho ou outros tecidos quentes. Esquente água e encha pela metade uma garrafa plástica de refrigerante de dois litros. Enrole a garrafa em uma toalha (para não queimar a pele dos bebês) e coloque no ninho. Troque a água quando estiver morna para fria. Se preferir, use bolsa de água quente, também envolta em toalha. Você deve manter essa rotina até perceber que eles estão confortáveis à temperatura ambiente, ou seja, os pêlos tenham crescido o suficiente. Gatos sentem mais frio do que cachorros.


Higiene
Não dê banhos em recém-nascidos. Caso o filhote não tenha ferimentos abertos, passe suavemente um pano umedecido em uma solução de água morna, com uma pequena parte de álcool e vinagre. Evite olhos, nariz e orelhas. Seque bem.


Leve-os ao Veterinário
Leve o filhote imediatamente ao veterinário se ele apresentar diarréia constante, vômito constante, tosse, corrimento no nariz, olhos infeccionados ou purulentos, mau cheiro nas orelhas, ferimentos ou debilidade acentuada. Veja também informações sobre esterilização.


-    1 litro de leite de vaca integral
-    1 gema de ovo
-    1 colher de sopa de creme de leite
-    1 colher de sopa de mel
-    1 colher de chá de Kalyamon B12
-    1 pacote de gelatina sem sabor
-    2 medidas de Organnact Puppy (encontrado em petshop)
Receita recomendada pelo Dr. Marcos Rodrigues Lopes, da clínica Estação Animal-SP
Modo de preparo: Ferva o leite e dissolva o pacote de gelatina sem sabor. Misture o ingredientes. Espere ficar morno antes de oferecer ao filhote.


Leite Sucedâneo II:
-    200 mililitros de leite de vaca integral ou leite em pó integral diluído em água(Ninho, Glória, etc.)
-    1 gema de ovo
-    1 pitada de sal
-    1 colher de chá de óleo vegetal
-    1 colher de chá de mel ou dextrosol
-    10 gotas de Kalyamon B12 ou Ostelin B12
* acrescentar 2 colheres das de sopa de água (no caso de cães) Receita do Hospital Veterinário da Universidade de São Paulo
Modo de preparo: Ferva o leite ou a água (no caso de leite em pó). Misture o ingredientes. Espere ficar morno antes de oferecer ao filhote.

Um comentário:

  1. Uma vez eu comprei uma coleira dessas para o Barum e ele passou mal, veja que ele é um cão de quase 40 kg e mesmo assim ficou deprimido, acho que o cheiro é muito forte! O barato sai caro, às vezes é melhor comprar o frontline em spray que é bem mais caro mas dá pra passar nos dois gatinhos e ainda sobra pra passar daqui alguns meses.
    Gostei das informações gerais sobre gatos.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir